18/02/2017

Disciplina Comum do DJC Adultos - 2017


Disciplina Comum do DJC Fortaleza - 2017

Órgão: DJC Adultos




1 - Objetivo Geral Metodológico do Movimento DJC:
Reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus Cristo.

2 - Objetivo específico do DJC Adultos:

Como está nos nossos Estatutos:

Art 36 - O DJC Extensional encontra-se semanalmente no Siloé e demais encontros, reuniões e celebrações, e realiza a missão ordenada por Cristo de “ser” e “fazer” novos discípulos para o Reino de Deus.

§ 1º - Cada DJC Extensional deve possuir uma sede própria, erigida pelo Acompanhante Geral, após aprovação do Conselho Geral.

§ 2º - O Siloé é o encontro de oração, evangelização e integração do DJC Extensional, sob a dirigência do Acompanhante Extensional ou seu delegado, e de corresponsabili-dade de todo Corpo de Apostolado Extensional. Seja realizado semanalmente, preferen-cialmente às quartas-feiras, com acolhimento, mistagogia, parresia, devoção mariana, oração no Espírito Santo, pregação da Palavra e oração de bênção.

§ 3º – Na medida do possível, após começar o Siloé com a ajuda dos primeiros Discípu-los Servidores nomeados pelo Acompanhante Local, priorize-se a seguinte ordem na criação de órgãos do DJC Extensional: Apostolados Específicos (das Artes, da Bênção e da Infraestrutura), depois os três Discipulados Específicos (dos Jovens, dos Adultos e dos Casais). Cada órgão da Extensão seja sempre iniciado com o acompanhamento e formação dos respectivos Conselheiros Locais.

Art 37 - No DJC Extensional, os Apostolados Específicos e Discipulados Específicos sempre têm um Articulador a frente e são constituídos por suas respectivas Fraternida-des Cristãs e Ministérios.

§ 1º - A Fraternidade Cristã existe para acolhimento, irmandade, oração, Meditação Orante da Palavra de Deus, acompanhamento personalizado e formação integral dos discípulos. Sempre tem um Discipulador na sua liderança e outros serviços internos. Deve se encontrar semanalmente.

§ 2º - Os Ministérios equivalem a uma Fraternidade Cristã, sempre têm um coordenador (discipulador) e outros serviços internos. Devem se encontrar semanalmente para aco-lhimento, irmandade, oração, Meditação Orante da Palavra de Deus, acompanhamento personalizado, formação e treinamento dos discípulos.

§ 3º - Cada Discípulo deve fazer, em folha padronizada pelo DJC, a sua Opção Fundamental após o Temário da Irmanação, e só pode ser membro de uma Fraternidade Cristã, inclusive quando esta for um Ministério.

Desta forma, o DJC Adultos, em fidelidade a Deus e a Obra DJC, tem como objetivo específico evangelizar toda região do grande Adultos, pescando novos discípulos, sobretudo através do Siloé e eventos diversos, e formando-os no decorrer da caminhada sobretudo nas Fraternidades Cristãs e Ministérios, para que por sua vez também sejam discípulos de Jesus, pesquem e formem novos discípulos.

3 - Estratégias:

Considerando o Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos do DJC:

- Cultivar sempre a unidade interna do DJC Adultos e a comunhão do mesmo com o Movimento DJC.

- Zelar pela Identidade DJC Adultos a partir dos nossos Estatutos.

- Cultivar a disciplina extensional do DJC Adultos, considerando as disciplinas do DJC Geral, do DJC Local e dos Específicos Gerais e Locais, mantendo datas fixas e linguagem interna comum que ajudem a dar referência, pontualidade, articulação, entendimento e eficácia.

- Sob as orientações do Acompanhante Geral, ministrar os encontros mensais do Corpo de Apostolado do DJC Adultos, sempre com irmandade, oração, pontualidade, formação, partilha e encaminhamentos.

- A partir da autorização do Acompanhante Local, Estruturar o Corpo de Apostolado Extensional, organizando os Discípulos Servidores e subdividindo-os em Específicos Locais, articulando seus respectivos órgãos e orientando todos Discípulos segundo o nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD).

- Favorecer que o Corpo de Apostolado Extensional seja o ponto de unidade, irmanação e articulação, na diversidade, comunhão e participação dos diferentes órgãos, mas também de garantias para o DJC Adultos não fugir da sua Identidade, não sofrer prejuízos humanos, espirituais e materiais.

- Ministrar a formação dos Discípulos Servidores e dos Discípulos em geral durante a caminhada discipular, usando os momentos do Siloé, diversas reuniões, agenda da Caminhada Discipular, Temários do DJC e demais Publicações do Discipulado ou de boas editoras católicas. Para tanto, consultar e acolher as orientações do Acompanhante Geral e dos Conselheiros Gerais.

- Manter a periodicidade do repasse das Publicações do Discipulado para os discípulos e efetivar o pagamento das mesmas junto aos fornecedores com pontualidade.

- Realizar bons eventos extensionais como o Reavivamento no Espírito Santo, Festejos de São Paulo e Kairós. Para tanto, sempre com discernimento, fazer planejamento estratégico para a realização dos mesmos.

- Encaminhar todos os discípulos para a Missa Dominical e eventos gerais do DJC.

- Realizar RES Extensional na Páscoa e RESs dos Discipulados Específicos sempre que for possível.

- Anotar todas informações importantes da Caminhada do DJC Adultos (dos seus órgãos, DCAs, Discípulos Servidores e eventos) no Livro de Acompanhamento do DJC Adultos. Inclusive reservar linhas para assinaturas de presença nas reuniões importantes, tais como da Fraternidade de Aliança e do Corpo de Apostolado Extensional

- Cultivar de modo permanente um ambiente saudável para o crescimento de discípulos, cheio de unção, virtudes e beleza. Criar condições para que todos se respeitem e se amem, inclusive cada discípulo visivelmente reconhecendo e tratando o outro como irmão e companheiro de vida e missão.

- Acolher para evangelizar, unindo querigma, mistagogia e MEAD nos encontros e eventos que realizarmos dentro da caminhada do DJC.

- Editar o blog do Discipulado de  Adultos com postagens que edifiquem o crescimento pessoal dos discípulos e ajudem na formação dos mesmos.

- Utilizar e orientar no decorrer da nossa caminhada discipular o uso da Bíblia (impressa ou digital), Estatutos DJC, agenda da Caminhada Discipular, Catecismo da Igreja e dos subsídios do DJC.

- Ler, estudar e divulgar entre as pessoas as Publicações do Discipulado (Irmanador Discipulado, Agenda da Caminhada Discipular e Temários do DJC), assim como o uso da camisa do DJC;

- Incentivar o pagamento da Contribuição Fiel (10%).

- Realizar passeios e confraternizações dos discípulos.

- Uma vez por mês visitar os apostolados específicos e discipulados.

4 - Agenda 2017

4.1 – Horários Comuns do DJC

4.1.1 - Discipulado Mensal:
Terceiros domingos, 08h às 15h, na Fraternidade de Aliança Geral.
Parte da manhã é mais voltada para os Discípulos de Opção Fundamental em diante!

4.1.2 - Reuniões ordinárias das segundas-feiras:
Primeiras segundas-feiras
Meses ímpares: Conselho Geral, 19h, Sede do DJC Canindezinho
Meses pares: Conselho Local, 19h, Sede do DJC Canindezinho (caso necessário)

Segundas segundas-feiras
Corpo de Apostolado Local, 19h

Terceiras segundas-feiras
Livre

Quartas segundas-feiras
Corpo de Apostolado Local, 19h

4.1.3 - Caminhada dos Específicos e Missões:

. Primeiras semanas: Fraternidades Cristãs e Ministérios

. Segundas semanas: Reunião dos Discípulos Missionários por Específico Extensional. Participação: Discípulos Missionários em diante, mas os Discípulos de Opção Fundamental Concludentes também podem participar. Enquanto isso, os demais Discípulos podem evangelizar, convidar para o Siloé e para o Encontro de Oração do Específico (quarta semana).

. Terceiras semanas: Fraternidades Cristãs e Ministérios

. Quartas semanas: Encontro de Oração do Específico. Louvor, oração no Espírito, evangelização. Tudo voltado para acolher e pescar mais gente nova para o Específico!

. Quintas semanas: Fraternidades Cristãs e Ministérios

Dias de referência:
Discipulado de Adultos: Terças-feiras
Discipulado de Casais: Quintas-feiras
Apostolados da Bênção, das Artes e da Infraestrutura: Sextas-feiras
Discipulado de Jovens: Sábados
Missões: Sábados

Observação: Por se tratar de inícios as Vivências da Etapa do Reavivamento (RES, Revelação Divina e Irmanação) não seguem este horário acima. São realizadas ininterruptamente toda semana, com exceção da terceira semana, por ocasião do Encontro de Oração do Específico.

4.1.4 - Acompanhamento personalizado:
Mensalmente, tendo por referência o MEAD, as Disciplinas Comuns e Pessoais.

4.2 – Calendário 2017

Janeiro
17 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal (não vai ter neste mês)
14 a 16 – Retiro do Corpo de Apostolado Local (Mucunã)
16 – Celebração dos Bons Propósitos e do Compromisso de Aliança

Fevereiro
19 – Missa (?), carreata e feijoada do Graça e Paz, 08h, pelas ruas do Canindezinho
25 a 28 – Graça e Paz, na Sede do DJC Canindezinho, a partir das 14h
21 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal (não vai ter neste mês)
Reavivamento no Espírito Santo, nos DJCs Extensionais (Quaresma/Páscoa)

Março
19 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal
Reavivamento no Espírito Santo, nos DJCs Extensionais (Quaresma/Páscoa)

Abril
16 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal
Reavivamento no Espírito Santo, nos DJCs Extensionais (Quaresma/Páscoa)

Maio
21 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal
Reavivamento no Espírito Santo, nos DJCs Extensionais (Quaresma/Páscoa)
Festejos Marianos nos DJCs Extensionais
Tríduo Eucarístico nos DJCs Extensionais

Junho
18 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal
Festejos Paulinos, nos DJCs Extensionais

Julho
16 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal e Confraternização Pascal dos Discípulos de Jesus
Festejos Paulinos, nos DJCs Extensionais

Agosto
20 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal
Tríduo Vocacional, nos DJCs Extensionais

Setembro
16 a 17 - Retiro - Discipulados de Adultos
17 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal
Tríduo da Palavra de Deus, nos DJCs Extensionais

Outubro
15 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal
Celebrações da Salvação-Kairós, nos DJCs Extensionais

Novembro
19 a 26 – Festa da Salvação / Kairós
19 – Carreata (?) e Feijoada do Kairós, no DJC Antonio Bezerra
19 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal (não vai ter este mês)
18 a 25 – Celebrações da Salvação, nos DJCs Extensionais
26 – Kairós do DJC Fortaleza, no DJC Antonio Bezerra

Dezembro
17 – Discipulado de Jesus Cristo Mensal e Confraternização Natalina dos Discípulos de Jesus

Missas da Bênção:
Terceiras terças-feiras: Antonio Bezerra
Primeiras quartas: Palmácia (meses ímpares) e Pacoti (meses pares)
Segundas quartas-feiras: Cascavel
Terceiras quartas-feiras: Canindezinho
Quartas quartas-feiras: Siqueira
Quartas sextas-feiras: Vila Manoel Sátiro

7 - Ministerialidade 2017:

7.1 – Acompanhante Geral:
Pe. Marcos Oliveira

7.2 – Conselheiros Gerais:
- Assistência Geral do Reavivamento: Arino
- Assistência Geral do Desenvolvimento Integral:
- Assistência Geral das Vocações: Zuleide
- Apostolado Geral da Bênção: Leila
- Apostolado Geral das Artes: Sheila
- Apostolado Geral da Infraestrutura: Otinha
- Discipulado Geral de Jovens: Edilma
- Discipulado Geral de Adultos: Neto
- Discipulado Geral dos Casais: Derim e Evanda

7.3 – Acompanhantes Extensionais:
- DJC Canindezinho: Zuleide
- DJC Palmácia: Otinha
- DJC Antonio Bezerra: Pe. Marcos
- DJC Cascavel: Edilma
- DJC Pacoti: Arino
- DJC Vila Manoel Sátiro: Neto
- DJC Siqueira: Rizete

Discipulado de Adultos Antonio Bezerra

Fraternidade Missionária
Discipulador: Socorro Almeida
Discípulos Missionários: Francisca Albuquerque, Silvanira,

Discipulado de Adultos Canindezinho
Articuladora: Fatima Santos
Discipulos Missionario: Sandra, Sônia, Kelly, Eveline, Socorro, Marilene.

Discipulado de Adultos Pacoti
Articuladora: Miza

Discipulado de Adultos Palmacia
Articulador: Marcos Antônio

Atenciosamente,

Conselheiro Geral: Valdemar Neto